Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Monetização

Ganhe dinheiro com o Google Custom Search

Enviado por em quinta-feira, 7 fevereiro 200815 Comentários

Olá pessoal, meu nome é Fábio Ricotta e a partir de hoje estarei escrevendo aqui no UnderGoogle sobre os assuntos mais variados sobre o Google.

Hoje a web brasileira é repleta de blogueiros e webmasters que visam a monetização dos seus blogs/websites[bb] e a cada dia conseguem uma forma melhor de obter melhores resultados financeiros. Já vi e ouvi várias formas de propaganda, como o Adsense, propagandas do Mercado Livre, Submarino, Lojas Americanas e até livro de SEO em inglês (muito bom por sinal). Mas as vezes, nos deparamos com um problema básico: o usuário gosta desse website todo cheio de “firulas” (banners que “piscam”, links de todos os tipos de produtos)?

Creio eu que a parcela de usuários que goste disso é muito pequena, e de certo modo você pode até espantar o seu usuário se ele não gostar do seu conteúdo, pensando: “Ahhh este blog nem tem conteúdo e ainda é cheio de propaganda, não volto aqui mais!”. O ponto é que você (blogueiro/webmaster) deseja ganhar dinheiro com o seu esforço e ao mesmo tempo não quer o usuário correndo do seu site. É aí que entra uma poderosa ferramenta do Google, que quase nunca é explorada: o Google Custom Search.

Google Custom Search

Para quem não conhece o Google Custom Search é uma ferramenta do Google[bb] que disponibiliza uma interface personalizável do buscador do Google. Então nele você pode escolher a cor dos links, um logo para a interface e o melhor de tudo, pode incluí-lo na interface do seu site, adicionando apenas 1 javascript. Desta forma, você pode juntar os melhores sites (ou apenas um) e disponibilizar este seu buscador para os seus usuários.

Este sistema possui uma coisa interessante: ele é conectado ao Adsense. Ou seja, se você possuir uma conta no Adsense, você consegue exibir anúncios nos resultados e ganhar por isso! Aí está o ponto interessante. Além de disponibilizar o buscador para o seu usuário, as propagandas que lá aparecerem possuem uma associação com a sua conta Adsense, gerando renda para você.

Minha sugestão é que você utilize este buscador personalizável no lugar da sua busca padrão, do blog ou website, fornecendo uma ferramenta mais precisa: o próprio Google(se alguém criar algo melhor me avise que quero ser sócio).

Para quem tiver interesse em criar este buscador, visite a página do Google Custom Search e na hora da criação, insira apenas o seu website para mostrar os resultados, assim, apenas as páginas do seu website serão exibidas.

Para isto, crie a seguinte regra de sites a serem exibidos: *.seusite.com.br/*

Uma outra observação: não esqueça de ativar a opção de mostrar anúncios nos resultados de busca, além de configurar a sua conta Adsense no sistema.

Fábio Ricotta

Fábio Carvalho Motta Ricotta Mineiro, 22 anos, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá. É gerente da Deals Consultoria e Desenvolvimento, além de ser sócio/administrador do portal MXStudio. Possui um blog pessoal que fala de SEO e tecnologias além de um blog de SEO chamado SEOdicas. É um grande adorador do Google e suas tecnologias. Adora passar o tempo estudando SEO além de ver os artigos sobre o Google que saem aqui no UnderGoogle.

Contato: fabio [at] undergoogle.com

Popularity: 5% [?]

Fábio Ricotta

15 Comentários »

  • Bem vindo Fábio e muito bom o artigo! Parabens
  • Evandro disse:
    Realmente tem um bocado de blogs que são impossíveis de se visitar. Achar o que se deseja ler no meio de um monte de propagandas é quase impossível. Além disto uma notíciazinha de nada acaba ficando em 3, 4 páginas.
  • Bruno Soares disse:
    Parabéns pela ótima estréia garoto!

    Esperamos mais artigos.

  • Fábio Ricotta disse:
    Olá Fernando, muito obrigado!

    Realmente Evandro, as vezes eu fico com raiva do tanto de banner e ads que o pessoal coloca que até fecho o site. E essa de ficar em 3,4 páginas é realmente fato. Abraços!

    Olá Bruno, obrigado! Vou escrever regularmente aqui para o UnderGoogle, então em breve já lanço mais um. Abração!

  • Raquel Patro disse:
    Achei ótimo abrir os olhos do pessoal para o “Google Custom Search”. É uma ferramenta maravilhosa que já venho utilizando no meu site com muito sucesso. Acho legal acrescentar que aparecem depois na sua conta do Adsense, as estatísticas dos termos mais buscados com a ferramenta (o que é maravilhoso, assim ficamos sabendo o que os usuários estão procurando no seu site).

    Também gostaria de acrescentar que os anúncios que aparecem nesta pesquisa são pouco customizáveis, não dá para tirar a borda dos anúncios, nem alterar o formato.

    O que mais gostei na verdade foi o fato de podermos ajustar melhor a largura do frame. Isto sempre me impedia de utilizar o Adsense para Pesquisas.

    O artigo está ótimo. Parabéns Fábio.

  • Willian Max disse:
    Fábio, já conseguiu sua vaguinha no Google?
  • Fábio Ricotta disse:
    Olá Raquel! Excelente pontos observados. Vou ver se monto um post mais explicativo sobre as funcionalidades que o Google Custom Search possui. E valeu pelo elogio!

    Olá Willian, ainda não cara. Se souber de algo me avisa ein??? Abração!

  • Diogo disse:
    Olha so que coincidencia, ontem mesmo eu esperimentei o Google Custom Search e achei otimo. Fiz uma busca personalizada para o meu site e inclui na pagina, ficou otimo, recomendo!
  • Bruno disse:
    Bom artigo. E me lembra que eu tenho que implementar logo esse recurso no meu blog. É uma excelente ferramenta que funciona como publicidade mas agrega utilidade ao blog/site. O que no final é bom para o visitante.
  • Boa dica ,estou montando um blog mas o grande problema e arrumar visitantes.Pra quem estiver interessado em algumas idéias Rentavéis. Faz uma visitinha

    http://payclickers.blogspot.com/

  • Diogo disse:
    Hi foi mal, estava revendo minha postagem e experimentar e com X. Alem do mais o site e este aqui:
    http://arqueologiadigital.ning.com/
  • ulires disse:
    excelente a dica! parabéns!
  • […] aqui para falar um pouco mais sobre o Google Custom Search e outra forma de ganhar dinheiro. No último artigo, eu mostrei a vocês a idéia de monetização através dos anúncios do Adsense que o Google […]
  • Fábio disse:
    Fábio,

    muito bom o seu artigo. Porém não estou conseguindo implantar no meu site. Será que você pode me ajudar?
    Obrigado
    Rodrigo

  • Marcelo disse:
    Parabéns Fábio, belo artigo. Só que tenho uma dúvida. Utilizo o Adsense para pesquisas no meu blog e gostaria de saber se há necessidade de migrar para o Custom Search. O resultado é o mesmo? Valew