Friend Connect: OpenSocial em seu site!

Para integrar de vez a API do OpenSocial a sites de terceiros, rumores dão conta que nesta segunda-feira o Google deve lançar o “Friend Connect”, uma série de API’s que devem integrar informações das redes sociais que utilizam OpenSocial a sites de terceiros, permitindo, por exemplo, que sites exibam e interajam com informações de perfis do Orkut e tantas outras redes sociais.

A exemplo do que já fazem Myspace e Facebook, o Friend Connect deve enviar, de forma segura, informações do perfil de usuários de redes sociais, datas de aniversário, presença on-line e tantas outras informações que podem integrar tornar a navegação em alguns site mais “familiar”. O novo recurso também promete a integração das listas de amigos, permitindo que vários serviços compartilhem da mesma lista de contatos, evitando toda a bagunça que é manter tantas redes sociais.

Segurança

Enquanto as API’s do Facebook e Myspace enviam informações aos desenvolvedores,  permitindo sua manipulação e confiando que eles não farão nada de mal, a Google pretende exibir estas informações via Frame, deixando toda a interação nos servidores do Google, evitando que informações sejam utilizadas de forma abusiva. Como sabemos, Myspace é um dos parceiros do OpenSocial, daí a preocupação de sua participação ou não do Friend Connect, já que a filosofia deles é um pouco diferente da adotada pelo Google. Ao participar do OpenSocial, o Myspace prometeu adotar qualquer movimento sugerido pelo Google, portanto, vamos esperar até esta segunda para entender realmente como o Friend Connect funcionará e quais redes o adotarão.

Fonte: TechCrunch

Popularity: 4% [?]

2 ideias sobre “Friend Connect: OpenSocial em seu site!

  1. No meu orkut está disponível desde sexta a integração com diversos sites, lastfm, reelsocial e iRead por exemplo.

    abs

Os comentários estão fechados.