Google registra patente para transformação de imagens em Metadados

Já imaginou não precisar adicionar manualmente palavras-chave, muito menos informações de localização e mesmo assim conseguir obter várias informações e poder organizar, além de buscar em uma galeria de imagens? Essa é a proposta da nova patente, recém requerida pela Google.

Segundo informações da patente, com o novo recurso seria possível detectar, extrair, selecionar, identificar como “palavras” e armazenar dados de textos em imagens digitais, sem processo manual de categorização. Também seria possível a comparação destas palavras para a criação de banco de dados com informações para comparações posteriores. Essa tecnologia abre portas para melhorias diversas em vários serviços já prestados pelo Google. Se for pra frente, o projeto promete revolucionar a pesquisa de imagens, mapas, livros, relacionamentos de conteúdos e, porque não, ajudar os anúncios contextuais da Google a se expandirem a projetos como o Google Earth e dar mais vida a novas tecnologias como a do Android.

A patente pode ser arquivada juntamente com milhares de outras já requeridas e nunca utilizadas, mas também pode ser a chave para um novo meio de busca, talvez integrado com um novo sistema de OCR que permitirá ao usuário localizar facilmente qualquer objeto ou lugar, talvez até via dispositivo móvel, como um aparelho celular.

Fonte: Guia do Hardware

Popularity: 2% [?]

3 ideias sobre “Google registra patente para transformação de imagens em Metadados

  1. Eu não sei o quanto revolucionário é esse sistema do Google, mas transformar uma imagem em metadados não é algo tão novo assim, já existem diversos métodos para se fazer isso.
  2. Se dispensar a inclusão manual de palavras-chave em arquivos de imagem então isso terá que ser incluso em cameras digitais e programas como um recurso que incluiria palavras-chave automaticamente, e acho meio difícil de isto rolar redondo em menos de dez anos..

Os comentários estão fechados.