Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Opensocial, Segurança

Google Friend Connect realmente fará sucesso?

Enviado por em segunda-feira, 2 junho 20087 Comentários

O Google Friend Connect é uma extensão do Google OpenSocial, que permite a interação entre várias redes sociais, parceiras do Google. O Friend Connect permite que usuários comuns coloquem em seus sites caixas de interação com os usuários, onde, fazendo login com a conta do Google, o usuário poderá ver suas informações, informações de seus contatos e interagir (com limitações), com o site.

A idéia parece interessante e realmente útil, porém, usuários comuns realmente irão utilizar o serviço?

Encarregado de decidir sobre a viabilidade de integração de um grande site de festas e as ferramentas do Google Friend Connect, refleti e cheguei à algumas conclusões, as quais abrem espaço para a discussão sobre o sucesso do serviço:

Com toda a quantidade de pop-up’s de propaganda, vírus e alertas para não digitar informações pessoais em sites e não sair botando a senha em sites desconhecidos, como o Google mostrará aos usuários que é seguro colocar seus “logins do Orkut” em uma “caixinha” em um site qualquer?

Usuários comuns fariam login?

Ao entrar em sites que terão a integração com o Google Friend Connect, usuários terão acesso ao frame onde o webmaster colocou o código do Friend Connect, que apontará para um pop-up, onde o usuário deverá entrar com seu login e senha. Para nós, envolvidos com web e informática, o procedimento é muito simples, porém, para usuários leigos, todo o procedimento parece trabalhoso, duvidoso e desnecessário.

Podemos comparar o desempenho do Friend Connect com o desempenho dos Gadgets feitos para o iGoogle. É possível implementá-los em sites, porém devido a pouco possibilidade de integração com o layout, além da necessidade de login para alguns serviços, a utilização destes gadgets em sites de usuários não é significante.

Sinais de que o Friend Connect pode não fazer sucesso também surgiram logo depois do anúncio do serviço, quando o Facebook, um dos parceiros do projeto OpenSocial desativou a integração com o Friend Connect, alegando que o sistema do Google redistribuiria informações pessoais dos usuários sem alertar para isso, o que vai de encontro com as políticas de privacidade defendidas pelo site. O Facebook já desenvolve seu “Facebook Connect”, uma série de API’s que possibilitarão a integração dos websites com perfis de usuários.

Além do citado acima, ainda penso que a pouca integração com os sites possa fazer do Friend Connect uma ferramenta inútil Integrá-lo de forma eficaz pode tornar-se uma terefa trabalhosa. Ao questionar os engenheiros do Google sobre integração entre o simples ato de se ligar, por exemplo, uma foto de um site a um sistema de comentários que se utilize do OpenSocial, tive a resposta de que eu precisaria, basicamente, construir dois gadgets com a API OpenSocial. um para a integração dos comentários com a foto e outro para poder exibir os comentários quando o usuários se logasse no Friend Connect. Lógico que os dois gadgets precisariam ser carregados em frames e tomariam um bom tempo de trabalho dos desenvolvedores. A exibição dos Gadgets via Frame é segura, porém diminui drasticamente a possibilidade de maior integração com o site.

Acho que a Web ainda não está pronta para se integrar com as redes sociais!

Espero estar errado, mas tudo isto indica que o Google Friend Connect não será um grande sucesso, ao menos por hora! O que você acha? Comente!

Popularity: 5% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

7 Comentários »

  • gabriel disse:
    eu axo q o grande problema é a segurança o google teria q pensar em um tipo de certificado ou verificação para q o usuario realmente saiba q aquele site é confiavel a ponto de botar seu usuario e sua senha.
    O google poderia fazer um add-on para o firefox e para o IE q verificasse a autenticidade do site ou entao criar um local onde vc coloca a url do site e ele verifica se ela é segura ou nao
  • Renato disse:
    Analizando por esse lado realmente ainda falta muito pra ocorrer essa integração viu, dessa forma com certeza não vai dar muito certo não.
  • Não sei o que pensar. Já sabemos por falhas anteriores que nem tudo o que o google toca vira ouro, mas eu realmente achava que o open social seria uma boa idéia.

    o/

  • Otávio Müller disse:
    O Google sabe o que faz. =P
  • Acho que a frase abaixo da figura: “Usuários comuns faria login?” está dolorida para ser lida…. 😛
  • Com tantas formas de poder se obter dados de usuários, o Google Friend Connect, apenas será mais uma forma. Acreditem, vai ser possível obter dados, vocês vão ver.

    Quanto ao sucesso, o melhor é esperar mesmo.

  • *rs agora pode apagar o comentário anterior que ficou sem sentido nenhum com a correção! 😉