Google Insights: Estatísticas de Keywords e tendências da Web

Quem trabalha com otimização de sites para buscadores ou anúncios em links patrocinados sabe do poder de uma “palavra-chave”. Bem, o Google adicionou mais uma ferramenta ao seu poderoso time de aplicações que ajudam especialista em SEO, SEM e afins: O Google Insights.

Juntamente com as ferramentas Google Trends, Google Hot Trends, Google Trends for Websites, e Google Ad Planner, o Google Insights deve facilitar a vida de quem trabalha com “palavras-chave”, já que com a ferramenta é possível medir tendências de termos durante um determinado período de tempo, região e categoria, ajudando anunciantes a descobrir o potencial de busca de palavras relacionadas ao seu negócio e verificar a sazonalidade no mercado, além de mostrar aos especialista em SEO e de terminada palavra-chave tem um valor de busca considerável.

No Insights for Search você pode ver o volume de buscas por uma palavra no Google e comparar o tráfego de busca entre dois ou mais termos. Uma das novas funcionalidades é que você pode fazer a busca dentro de categorias específicas, como esportes ou viagens. Além disso, você pode ver as palavras mais buscadas em determinado país ou região, e fazer download dos resultados em formato .csv.

Insights mostra o poder do Google

O pessoal do Google, em uma palestra, deu um ótimo exemplo de como o Insights pode ser utilizado para medir tendência e popularidade na Web. No exemplo, a comparação entre dois finalistas para o “American Idol” mostrou claramente que o campeão teve um volume grande de buscas dias antes da decisão para o ganhador ser tomada. Para ilustrar e trazer o exemplo para nossa realidade, fiz a pesquisa entre “Gyselle” e “Rafinha”, do Big Brother Brasil 2008, veja como as estatísticas favorecem muito o campeão Rafinha.

Em outra pesquisa, fiz a comparação entre Lula e Alkmin, nas eleições para presidente do Brasil, em 2006. Veja que a popularidade de Lula sempre foi superior nas buscas, mostrando que o resultado de popularidade na Web pede ter uma ligação com a vida real.

Estes exemplos mostram o poder da Web e do “depósito de desejos” que é o Google . Bem, se você quer medir outras tendências e concorrências, utilize o Google Insights e poste o resultado e seu comentário!

Visite: Google Insights for Search

Popularity: 6% [?]