Por que o Gmail me impressiona tanto?

Simplesmente porque ele é o webmail mais modafoca de todos, sem dúvida alguma. E você duvida disso? Então vou mostrar algumas coisinhas, veja bem, poucas coisas, exemplos, provavelmente pensará como eu.

Primeiro de tudo, o cartão de entrada, espaço

Com certeza essa é a primeira coisa a ser citada. Um webmail que te oferece 7260MB HOJE de espaço, mereçe respeito. E falo HOJE, porque amanhã esse tamanho aumenta. Eu me lembro como se fosse ontem (snif… emoção mode=”on”), quando só tinha 1GB, depois passou pra 2.7GB. Agora esse modafoca quase triplicou. Absurdo. Graças ao grande Deus Google.

Melhor Killer SPAM que eu já vi

Eu NUNCA vi um webmail que possuisse um anti-spam tão modafoca quanto o do Gmail. Muito raramente aparece algum spam na minha caixa de entrada. E pouquíssimas vezes um email foi pra spam erroneamente.

Labels coloridos para agrupar emails

Isso eu achei sensacional. Você agrupar email por labels, beleza, isso é tranquilo, mas colorir, eu achei uma ótima idéia. Eu lembro que foi a partir dessa funcionalidade que passei a usar a versão em inglês, que era a única que tinha suporte.

Usar o Gtalk dentro do Gmail

Quando essa funcionalidade foi adicionada eu fiquei impressionado. Logo pensei “Os problemas dos modafocas que não conseguem entrar no Gtalk no trabalho se acabaram-se”. É um belo adianto. E pra mim, o melhor disso é ter o histórico das conversas dentro do Gmail, pois eu já precisei milhões de vezes algo que comentei no Gtalk e recorro ao Gmail.

Threads de Email

Isso revolucionou, muito, mas muito mesmo. Acabou aquela coisa de emails separados, que são respostas do primeiro email. Agora temos todos esses emails agrupados em threads. Muito mais organizado e de fácil uso. Perfeito.

Ajax e versão para conexões mais lentas

O Gmail é um grande webmail também pela sua rapidez, que é graças a utilização correta de Ajax. clicou está ali, pode viajar pela Thread sem recarregar a página, enfim, Um grande exemplo de uso de Ajax num projeto.

E o melhor, caso você não tenha uma conexão decente ou então possui um breoser bem modafoca, furreco, você pode optar pela versão mais leve, sem ajax e menor, tornando sua acessibilidade ainda maior.

Duas ou mais contas em uma só e mais

A opção de ter dois emails principais é fantástico. Você recebe na mesma “conta” emails dos dois cadastrados.

Por exemplo: Eu tenho meu email modafoca@gmail.com. Ele é meu principal, mas só que eu tenho um outro email, profissional o dulcetti@modafoca.com.br, que quero receber no Gmail, na mesma conta que a do email anterior, você consegue. Aí, quando você for mandar email, você escolhe qual é o remetente, qualquer um dos dois cadastrados.

Enfim…

Bom, existem muitos outros tópicos, pontos positivos dentro do Gmail, mas citei somente esses, porque senão o post não teria fim.

Mas nem tudo são flores

Algumas coisas que eu acho que poderiam ser melhoradas no Gmail. Quero ver se vocês concordam.

Busca modafoca

Eu não acho a busca do Gmail muito decente. Se eu busco por macarrao, os resultados são diferentes se eu buscar macarrão. Eu não gosto disso, pois às vezes não lembro se coloquei ou não acento, etc.

Labels poderiam ser como pastas

Gosto muito dos labels, mas na minha opinião eles deveriam trata-los como pasta. Se eu marco, não aparece mais na inbox.

Mas você pode arquivar os email ué

Sim, eu sei disso, mas mesmo assim acho que poderiam já ficar como pastas, já que não gosto de ter minha inbox com mais do que cinco itens, com isso, tenho que criar uma pasta e arquivar estes emails.

Anexar arquivos pode ser um parto

Tente anexar arquivos diferentes de imagens e textos. Algo como AI, TIFF, entre outras extensões. Sendo que as que citei são imagens, mas mesmo assim ele fica muito tempo pra anexar, meio que com medo de ter vírus.

Entendo a preocupação, mas creio que possa ter outra forma. E outra coisa que não me agrada é não poder anexar executáveis.

All Mails meio modafoca

Esse All Mails é legal, porém eu acho que poderiam existir divisões mais específicas, pois eu não acho legal ele me mostrar as mensagens que eu enviei, já que tenho o link para Sent Itens. E nem pros chats, já que tenho o link para tal. Mas enfim, blá blá blá.

Finalizada a parte de pontos fracos. Agora vamos a um extra que não sei se você conhece ou já testou.

A interface dele é meio feia.” – Relaxe, seu problemas se acabaram-se. Chegou o Google Redesigned modafoca

Bom, eu nem ligo pra interface do Gmail, pois acho muito funcional e intuitiva, além de leve e sem tantas frescuras. Algumas, tudo bem, mas não tantas. Mas se você é um daqueles, que precisam ter no seu webmail algo extremamente bizarro no visual, aquelas frescuras aqueles detalhes, fique tranquilo pois existe um add-on para o Firefox que deixa o Gmail mais fresco bonitinho.

Ah é? Qualé então?

O Google Redesigned, da Globex Design. Você pode ver mais informações dele ou então já instalar o add-on direto do site da Mozilla.

O que muda no visual do Gmail com ele?

Já deu pra ver que ficou diferente não é?

Logo quando você for entrar no Gmail, já vai perceber a diferença. Ele possui o fundo escuro, totalmente diferente do normal. Impacta bastante no início.

Ao logar, você vê também o carregamento e a mensagem de gmail mais leve para conexões lentas totalmente diferente, tanto em design quanto em posição. Mas ainda nem chegou na metade da mudança.

Sério? O que acontec… Caraaaamba. totalmente diferente. Bizarro!

Exatamente. Bem bizarro, diferente do normal. Às vezes assustador de início, pela escuridão que fica, mas admito que ficou num estilo agradável. Um pouco gay, mas aceitável.

Mas eu achei aceitável por pouco tempo. Em uma semana já estava mudando pra versão branca mesmo, simples, que acho mais clean e organizada. Mas vale a experiência, para ver o que o CSS pode fazer com o Gmail. Mas lógico, só funciona no Firefox. Nem pense nisso ficar desse jeito no IE 😉

Finalizando

Bom, fico por aqui e espero que tenha gostado dessa contribuição modafoca no UnderGoogle. E valew ae meu nobre Kanarski por ter feito o convite, fiquei até emocionado (snif).

Beijo na alcatra. Aquele abraço.

Popularity: 21% [?]

42 ideias sobre “Por que o Gmail me impressiona tanto?

  1. Tem uma função que eu acho muito prático… o uso de + nos emails!

    Se o meu email é joao@gmail.com e for preencher um formulário “duvidoso”, você não precisa preencher usando um 2º email. Basta simplesmente você usar joao+duvidoso@gmail.com, onde você pode substituir o que vem depois do + por qualquer coisa!

    É ótimo para tentar descobrir quem utiliza o email de cadastro para fazer spam! rs

    (o problema vai ser o dia que o pessoal perceber isso e simplesmente ignorar o que vem logo após o +)

  2. Para os labels terem o comportamento parecido com o das pastas. Coloque o e-mail no label e depois arquive-o. Você não o verá mais na inbox e mas poderá vê-lo quando acessar o label ou all mail
  3. Super concordo com TODAS as coisas que tu disse..
    Seja no que tu falou que é bão, mas PRINCIPALMENTE no que precisa melhorar..

    Esse negócio dos labels, seria muito melhor se fossem pastas, pra ficar mais organizado mesmo.

    E essa porcaria de de busca, como vc citou de “macarrao” e macarrão” tbm eh verdade.. Poderia funcionar mais ao estilo de google que procura qq coisa semelhante !

    Abs

  4. Não, por favor não! Que o Google não escutem vocês!

    Os labels têm o poder de ser tratados como pastas(porra, é só arquivar, um clique, fala sério), mas eles são MUITO MAIS MODAFÓCAS por serem labels. Por você poder colocar várias labels na mesma mensagem. Fala sério! Uma das melhores características da bagaça vocês querem acabar! Nooooo 🙂

  5. Eu uso pastas normalmente, mas eu uso o Gmail com IMAP no Thunderbird!

    Mas sabe qual a vantagem das labels em relação a pasta? Se você tiver um email que poderia ficar em 2 ou 3 pastas, como faria? Deixaria uma cópia em cada pasta? muito trabalho!

    Os labels tem a vantagem de você classificar um email com várias categorias, com apenas alguns cliques!

  6. 1 – Alguém aqui falou que NÃO DÁ pra arquivar ?
    Eu sei disso.. ÓBVIO que dá pra arquivar

    2 – Eu não tô reclamando que os labels são uma bosta
    Tô falando que eles poderiam TAMBÉM funcionar como PASTAS, se caso assim eu quisesse …

  7. olha o modafoca mor em mais um blog.. 😉

    gosto muito do Gmail… ele se tornou meu webmail desde quando recebi meu convite (não lembro de quem) e desde entao tenho indicado para amigos e o melhor.. NUNCA deletei um email se quer.. o que acho fantastico.. devido a capacidade ele.

    concordo com todos os pontos positivos citados.. mas descordo de alguns negativos como o caso das labels.. particularmente acho muito bom como está.. eu as utilizo como se fossem tags para identificar alguns emails.. se é o caso de usar como pasta.. basta arquivar como já foi dito ai.

    ah.. um detalhe importante que foi esquecido de citar são os FILTROS.. acho eles simplesmente demais tbm.

    é isso ai.. abraço e sucesso!

  8. Renato, tá difícil entender. Vamos explicar o que eu quis dizer com

    “porra, é só arquivar, um clique, fala sério”

    Não estava te contando que existe uma super-nova-funcionalidade que você não conhecia. Estava falando simplesmente que o comportamento que você quer já existe com um clique, e que, pra isso não é necessário mudar nada no Gmail.

    Mas, de qualquer maneira, se você acha que é melhor o comportamento só de pastas ao de labels(que funcionam como pastas), é a sua opinião, beleza, maravilha. Não precisa se estressar. Tá de boa.

    Não se esqueça também que, como citado ali em cima pelo nosso amigo Jonny, se usar o Thunderbird também dá pra ter o que quer 🙂

  9. É, a única vantagem de serem tratadas como pasta é “sub-labels”, eu sinto falta mesmo! Acho que o Docs resolve de um jeito mais esqueminha!

    O texto ficou legal pra porra! ;D

  10. É real Leon, sub-labels seria deveras interessante. Uma coisa que descobri há algum tempo é que se você der o nome de uma label como Teste/Teste2 e utilizar o IMAP pelo Thunderbird, o Teste2 aparece como subpasta do Teste. Não é exatamente o que queremos, mas fica aí a dica.
  11. Bruno, já tinha verificado isso via IMAP. Achei muito bacana. Isso deveria, sim, ser implementado.

    Uma coisa ruim que eu acho, via IMAP, é que, se você não definir que as mensagens enviadas devem ficar junto com as enviadas via browser, ele cria uma pasta com as enviadas via IMAP separadamente.

  12. Ouvi dizer que a conta do gmail pode ser deletada caso algum add on firefox/gmail seja usado. Alguem sabe se isso eh verdade?
  13. @Jonny – Verdade meu nobre, muito bem lembrado esse recurso do +. Ouvi falar sobre esse ano e achei bem interessante e recomendo também. Valew a lembrança.

    @Renato – Vlw ae meu nobre 😉

    @Renan – Sim Renan, eu faço isso 😉 Mas ainda assim, gostaria de um comportamento mais parecido com pastas, caso eu quisesse, com pastas, subpastas e tudo mais.

    @Bruno e @Jonny – Sim, eu concordo com isso e eu trato dessa forma, mas como falei acima, gostaria de ter essa possibilidade.

    @Leon – vlw ae meu nobre 😉

    @Joao – já ouvi falar sobre isso cara. Deve ser verdade sim, pois eles teriam direito de exlucir, caso você não siga o que foi especificado nos termos.

    @Ricardo – Ainda não utilizei o rescurso de iMAP, por isso nem comentei 😀 mas valew a dica. Verdade, não funciona. Mas creio que isso seja resolvido em breve.

    @Igor – Tô em todas meu nobre 😉 O Nando é louco, mas estamos aqui 😛 Sobre excluir emails, constantemente eu excluo, mas só os que eu preciso excluir mesmo, desnecessários. E eu já cheguei a ficar com mais de 90% da capacidade e sem pornografia (JURO!).

    Sobre os labels, gosto mto tb, mas só acho que pastas/subpastas, seriam interessantes 🙂

    Aquele abraço e valew ae modafocas. 🙂

  14. Caros, vcs conhecem algum e-mail que usa a interface do gMail?
    Sem ser o IG?
    Meu gmail foi bloqueado no trabalho, e estou redirecionando para o IG, mas gostaria de saber se existe, por precaução, sabem como é né…

    valeu!!!!

  15. Bruno, está de parabéns pela postagem
    E aliás, Sua linha editorial também está de parabéns, ao contrário da opinião do nosso amigo Rafael
    tá bem modafoca \o/
    Se vamos falar de aficcionados por tecnologia para os mesmos, que mal tem sermos coloquiais ?
    Fico muito mais avontade lendo algo do qual me aproximo no meu dia-a-dia do que artigos com aquela linguagem culta, formal e conclusiva demais.

    FikaDika: Continue assim o/

  16. @Brou – o email da Globo.com ficou no estilo Gmail também. Inclusive eu ri de alguns fóruns, listas, falando que a Globo tinha clonado o Gmail. Noobs 😀 E bloquear Gmail é dose hein.

    @Diego – falae Diego. Valew pelos elogios e não ligo não, acho até legal que dou uma relida, vejo no que de repente posso melhorar, no que posso estar exagerando. Mas não vou mudar, só melhorar. É o estilo de cada um e praticamente nunca você vai me ver sendo culto, formal numa postagem. Mas vlw ae 😉

  17. Recebo emails da faculdade, dos grupos no Google, e eles caem direto na label e arquivados, porque eu uso os Filtros/Filters, então não tem nada de ruim na Label, só para quem não sabe usar mesmo.
  18. @Bruno – Bruno, descobri um tal de lankamail, e-mail do Sri-Lanka powered by google, fiz o cadastro, agora é só esperar os 14 dias para liberarem… rapido não?
  19. Então, adoro o gmail e com suas funções ninguém o supera, mas achar que 7Gb é muita coisa estão enganados, sendo que o Yahoo tem espaço ilimitado, entretanto com funções limitadíssimas;)
  20. @Bruno Meu e-mail principal é do Yahoo a quase 10 anos e não queria me desfazer dele, mas acho o Gmail fantástico, o que fiz então? Adicionei ele no Gmail e continuo usando, configurei para ficar uma cópia lá no yahoo, que tem espaço ilimitado, sei lá + para back-up mesmo.
  21. Achei bem interessante seu post e o add Google Redesigned.

    Mas fico com medo de usar e ter a conta cancelada…

    Abrz.

  22. Joao Avion:

    Não precisa ter medo, ele modifica o visual no seu computador, o Google nem fica sabendo.

  23. @Ricardo – eles sempre tentam correr atrás depois que alguém jah está na frente. Fato. Mas também não adianta nada ter espaço se a ferramenta eh uma merda, pesada e tudo mais 😉

    Abraço e não sei onde arrumar, infelizmente. Mas se souber um dia, me avise 😀

  24. @Bruno: Que pena… estava pensando em presentear um amigo que usa Yahoo… para ele usar (literalmente) o Gmail. :]
  25. @Ricardo: Para conseguir o sabonete é muito simples: Basta ser um usuário assídio do Adwords e do Adsense, eles vivem presenteando os que se destacam, como minifornos, camisas e no caso, sabonete(Livre de spams:))
  26. As labels são infinitamente melhores que as pastas, pois você pode classificar um e-mail com mais de uma label, por exemplo. E All Mail é justamente isso: “All mail” haha. Não tem pra que tirar coisas, senão perde a função. E o plugin ae pra mudar a interface é extremamente poluída, meu deus. O bom é que agora tem Themes disponíveis, pra quem enjoou daquele.
  27. @Alessandro – mas eu tb poderia ter pastas e labels 😉 ou algo semelhante. All Mails, exatamente e não All, por isso que não acho legal os chats lá. Sim, é poluída, mas não deixa de ser bonita
  28. Artigo excelente, porém peca, e muito, na linguagem exibida. “Modafoca”? Aiai, viu? Estamos na internet, mas ainda sim esperamos bom senso.

Os comentários estão fechados.