Adicione número de páginas no Google Docs

Quando a Google anunciou que o Google Docs ganharia espaço para cabeçalho e rodapé em documentos, ficamos ansiosos, esperando a possibilidade de numerar páginas, além de inserir outros recursos dinâmicos, tão utilizados em editores como o Office da Microsoft[bb].

Bem, ainda não é possível incluir automaticamente a numeração de página no Google Docs, porém, com um simples edição do código HTML[bb] da página, é possivel adicionar a numeração e deixar o recurso de Cabeçalho e Rodapé realmente útil.

Para inserir a numeração automática, visite o Google Docs, abra um documento qualquer e clique no link “Editar HTML”. Depois disso, insira logo no início do Documento o seguinte HTML:

<div style=”text-align: right;” class=”google_header”>Página <span class=”google_pagenumber”>1</span> de <span class=”google_pagecount”>1</span></div>

Caso queira adicionar a numeração no rodapé do documento, volte ao link “Editar HTML” e insira no final do texto o seguinte código:

<div style=”text-align: right;” class=”google_footer” id=”google_footer”>Página <span class=”google_pagenumber”>1</span> de <span class=”google_pagecount”>1</span></div>

Para ver o resultado, você precisa exportar seu documento, como PDF, por exemplo. Pronto, já aparecerá a numeração automática no cabeçalho ou no rodapé do documento.

Dica retirada do Blog Google Operating System

Autor: nandokanarski

Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

4 comentários em “Adicione número de páginas no Google Docs”

  1. Nossa! Nunca usei o Google Docs, mas sabendo agora que precisaria colocar um HTML pra usar um recurso tão básico de editores de texto, fico realmente impressionado que ainda celebrem tanto a existência desse serviço.
    Se não é possível fazer um relatoriozinho básico nele, imagina um texto mais elaborado?
    [ ]’s

  2. Realmente.. uma coisa tão simples q é colocar um numero da pagina no documento.. é necessario usar html.. realmente google deixou a desejar… porem acho questão de tempo colocaram uma opção + simples…

  3. Eu concordo que não é interessante usar html para colocar um simples número de página nos documentos, mas acho que comparar uma aplicação WEB com uma Aplicação desktop é injustiça rssss, afinal são “coisas” totalmente diferentes!!! Eu acredito que o Google está dando os “primeiros passos” no que diz respeito a aplicações online, mas em breve nos dará grandes ferramentas!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *