Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google Docs

Como armazenar e compartilhar PDF no Google Docs

Enviado por em terça-feira, 17 junho 20084 Comentários

O Google Docs já suporta o carregamento de arquivos em PDF de até 10MB. Assim, você pode colocar no serviço seus e-books, apresentações e tudo mais que precisar. Através do Browser é possível visualizar os arquivos PDF, selecionar e copiar seu conteúdo, fazer buscas, baixar, imprimir e compartilhar o arquivo.

O Upload do arquivo para o Docs é feito através da página de upload do Google Docs, você seleciona o arquivo em seu computador ou passa uma URL e ele já é carregado em sua conta.

Falta agora uma ligação entre o Gmail e o Google Docs, para que, assim como textos, planilhas e apresentações, os usuários possam enviar o conteúdo em anexo no e-mail direto para o Google Docs.

A solução temporária é você visitar a página de upload do Google Docs e na seção “Importar seus documentos e arquivos via e-mail” copiar o e-mail fornecido pelo Google e adicioná-lo como contato em seu e-mail. Assim, quando um PDF chegar, você simplesmente encaminha o anexo para este e-mail.

Já o compartilhamento não é nada prático, mas funciona! Para compartilhar um arquivo, você precisa visitar o painel do Google Docs, selecionar o PDF já carregado para o serviço e clicar no botão compartilhar. Assim, você poderá colocar o e-mail de amigos e compartilhar o PDF com eles.

Como nem tudo é perfeito…

Ainda não é possível utilizar Zoom nos arquivos em PDF no Docs, a busca ainda é estranha (ela somente marca as palavras no PDF, mas não permite a listagem das palavras para fácil navegação entre os resultados) e, embora interessante, 10MB não são suficientes para arquivos maiores.

Como o Google está sempre implementando novidades, quem sabe em breve, teremos melhorias na ferramenta e talvez suporte para dispositivos móveis, integração com os editores do Docs e tantos outros recursos que podem inovar a forma que visualizamos PDF.

Bem que eles poderiam utilizar a tecnologia de OCR e interface do Google Book Search para deixar a visualização mais prática e agradável. Seria interessante também utilizar a tecnologia do Google Catalogs para buscar nos pdf’s, mesmo os que fossem somente imagem.

Popularity: 7% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

4 Comentários »

  • Thiago Lemos disse:
    Olá, só gostaria de comunicar que sobre a parte de interação do Gmail e do Google Docs, eu já tenho notado essa mudança há algum tempo no meu Gmail. Achei que não fosse muita novidade. Consigo abrir arquivos anexados, dependendo do tipo, direto no Google Docs, aparece uma opção bem no meio de baixar e visualizar como HTML (não lembro se é assim que esta lá).

    Só pra explicar melhor, além da opção, quando você clica para abrir o arquivo no Google Docs, ele cria este documento lá, então depois de visualizar, você tem acesso a ele como se fosse qualquer outro documento que você tenha criado anteriormente.

    Espero ter ajudado, abraços!

  • Yeltsin Lima disse:
    E eu pensei, há uns dois dias atrás: só faltava um ‘leitor de PDF’. Agora não falta mais :-)
  • Geekgangas disse:
    Um problema:não consegui colocar nele a edição 2 da Feed-se!!!
  • […] Como armazenar e compartilhar PDF no Google Docs […]