Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google Docs

Conheça o novo uploader para Google Docs

Enviado por em sexta-feira, 25 janeiro 20088 Comentários
Como noticiado em outro post, a Google lançou uma ferramenta que permite enviar seus arquivos de forma simples e rápida de seu computador para sua conta no Google Docs. Isso permite a você usar o poder de um processador como o Word, e a mobilidade do Google Docs. Ou simplesmente migrar todos seus documentos para a web.

Caso queira testar o programinha, o primeiro passo é instalar o aplicativo, disponível aqui. O programa é enxuto: tem apenas 231 KB, porém requer o .NET Framework da Microsoft para funcionar. Se você acha que não possui o Framework na sua máquina, basta baixá-lo aqui.

Testamos o aplicativo e ele funciona muito bem: não requer instalação nem reiniciar o computador, o que já são dois pontos fortes do programinha.

doclist_1.jpg

Para começar a usar, basta digitar seu e-mail e senha associados a uma Conta Google. A opção “Add DocList Uploader to right click menu” permite que se envie documentos para sua conta clicando com o botão direito em “Send to Google Docs”.

Quando logado, o DocList exibe todos seus documentos, planilhas e apresentações na web. É possível arrastar arquivos do seu computador para a listinha, que o arquivo é enviado. Também é possível abrir os documentos no navegador ou deletá-los da web, tudo pela janelinha.

doclist_21.jpg

Conclusão

O programa é bem simples e prático, cumprindo bem o papel para o qual foi proposto. Porém ainda tem alguns bugs irritantes, mensagens não muito informativas e não mostra os documentos organizados por pastas. Caso corrijam estes problemas, esta pode ser a ponte perfeita para migrar mais usuários do desktop para a edição de documentos na web.

Popularity: 2% [?]

Bruno Soares Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

8 Comentários »

  • José Vitor disse:
    Será que a API disponibilizada irá permitir backup local dos arquivos do GoogleDocs? Uso todos os meus arquivos de trabalho num pendrive para poder trabalhar em qualquer lugar, inclusive fóruns e Tribunais, e mantêlos num local seguro na web seria interessante.
  • Rochester disse:
    Se eu nao tiver mouse (pra arrastar) eu nao consigo usar? Que coisa não? :)
  • Luiz Gustavo disse:
    A impressão que tenho é que eles apenas abriram o “Flick Uploader” para outras extensões de arquivos, o que não é nenhum demérito, apenas uma observação.
  • Ronmt Crud disse:
    Quem hoje em dia não possui um mouse?
    Até padaria já revende o dispositivo
    com 800 e 1000 dpi’s. Rsss
  • brunosoares disse:
    O melhor é que dá pra fazer sem mouse sim. =)

    Basta habilitar o botão direito para envio, e o resto faz via teclado.

  • Luiz Eduardo disse:
    Clicando com o botão direito sobre o o arquivo, aparece a opção “Send to Google Docs”. Mas se clico aí, conforme está dito nas explicações acima, não acontece nada. Só consegui enviar arrastando para o ícone da DocList na área de notificação. Boa ferramenta, em todo caso. Melhor ainda ficaria, se instalasse um botão ou algo assim na barra de ferramentas do Word, do Excel, como faz o Zoho.
  • mstrey disse:
    Minha mensagem vai pro pessoal do undergoogle.
    utilizem menos palavras no diminutivo: Programinha, janelinha, listinha…

    por menor que um programa seja ele ainda é um programa, um programa pequeno mas é um programa.
    o mesmo para janela e lista.

    se não me engano foi mario Quintana que ao ouvir de um reporter no lançamento de um de seus livros (que tinha em torno de 50 paginas, pois era somemnte de poemas):
    – adorei o seu livro!
    e a resposta foi:
    – Obrigado pela sua opiniãozinha!

    utilizando poucos diminutivos alem do texto ficar mais correto fica melhor de ler.

    um abraço!!

  • Cassio R. Eskelsen disse:
    Luiz,

    A Google não tem nenhuma relação com o Flickr, haja vista que o Flickr é do Yahoo!

    Abraços

    Cassio