Google Knol: Compartilhe seu conhecimento com o mundo!

Organizar e distribuir todas as informações do Mundo sempre foi a filosofia do Google, que sempre se preocupou em disponibilizar conteúdo de qualidade, tanto nas buscas quanto em todos os seus serviços.

Hoje, o Google deu um grande passo para levar sua filosofia à frente e assim abrir caminho para um maior compartilhamento de informações na Web. Com o Lançamento do Google Knol, pessoas comuns poderão compartilhar seus conhecimentos de uma forma prática e segura, tendo, inclusive, a possibilidade de monetizar as páginas onde seu conhecimento for compartilhado. Segundo o Próprio Google “milhões de pessoas conhecem coisas úteis e bilhões mais poderiam se beneficiar com este conhecimento. Acreditamos que a maioria das pessoas deseja compartilhar o que sabem, e nosso objetivo é ajudá-las a fazer isso. Esse é o motivo de termos criado o Knol“.

Que a Wikipedia é uma grande fonte de informações, isso ninguém pode negar, mas a moral da “maior enciclopédia do mundo” sempre foi abalada pela qualidade de seu conteúdo, editado por centenas de pessoas, que sempre se mantiveram, de certo modo, no anonimado. O Objetivo do Google Knol vai além do nobre princípio da Wikipedia, o Google pretende fornecer espaço para que especialistas compartilhem suas idéias de um modo prático, permitindo a colaboração de outras pessoas, preteção do conteúdo e destaque para a autoria do conteúdo. Para isso, o serviço está interligado com o Google Profiles. Quer dizer, você faz o login do serviço com sua conta do Google e logo é carregado o seu Perfil do Google, já utilizado em vários serviços.

O princípio-chave por trás do Knol é a autoria“. – Citou Felix Ximenes, no blog oficial do Google Brasil, que ainda continuou:  “Cada knol terá um autor (ou um grupo de autores) que colocará seu nome por trás do conteúdo. É o knol dele, a voz dele. Não estamos tentando formar uma enciclopédia. Estamos montando uma coleção de unidades de conhecimento, ou “knols”, cada um dos quais contendo as tendências e opiniões de seus autores. Com o tempo, esperamos que muitos knols e seus autores sejam mencionados em publicações enciclopédicas. Também esperamos que existam múltiplos knols sobre o mesmo assunto. Com o Knol, estamos introduzindo um novo método para os autores trabalharem juntos no que chamamos ‘colaboração moderada’“.

Já anunciado em Dezembro de 2007, o Google Knol foi aberto ao público, que poderá postar qualquer conteúdo, chamado de Knol. “Os Knols facilitam a inclusão de referências e links às informações adicionais. À escolha do autor, um knol pode incluir anúncios do programa AdSense do Google. Se um autor decidir incluir anúncios, o Google vai oferecer ao autor compartilhamento substancial dos lucros com a colocação desses anúncios. Cada pessoa sabe alguma coisa“.

Se você entende de algum assunto e pretende compartilhá-lo com o Mundo, não perca tempo, entre no Google Knol e comece a difundir seu conhecimento com a interface simples e intuitiva do serviço.

Veja um exemplo do Knol: Basics of Writing Knols

Conheça o Google Knol

Popularity: 4% [?]

4 ideias sobre “Google Knol: Compartilhe seu conhecimento com o mundo!

  1. O sistema esta só em ingles?
    Não vai ter a opção de linguas ali nos textos? se alguem quiser fazer a traducao de um texto de outra pessoa e tal…
  2. Sinceramente, gosto do google, entretanto não acho que essa ideia irá emplacar. Mesmo que o google seja o “Midas” moderno, nem tudo que se toca, vira ouro
  3. Pingback: Google Knol … Uma Wikipedia Não Era Suficiente? | O Fim da Várzea

Os comentários estão fechados.