Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google Knol

Google Knol: Imagens e primeiras impressões

Enviado por em quinta-feira, 24 julho 20086 Comentários

O Google Knol foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (23) e promete levar a sério a filosofia do Google em reunir e disponibilizar todas as informações do Mundo.

Começar a escrever é muito fácil: Você faz login com sua conta do Google e pode começar a compartilhar seus knols clicando no botão “Write a Knol”.

Ao começar a editar seu Knol, o usuário poderá definir título, subtítulo, sumário e começar a redigir o texto, utilizando uma barra de ferramentas muito semelhante a do Google Docs. A interface é simples e permite a fácil publicação e formatação de textos e imagens. Certamente isso atrairá muita gente interessada em publicar conteúdo, mas que não quer abrir um blog ou montar uma página só para isso.

Cada Knol possui um autor, interligado ao serviço Google Profiles, utilizado em vários serviços do Google. Para garantir a integridade do autor, o serviço disponibiliza a verificação do nome do autor, evitando fraudes e identidades roubadas.

Para isso, logo abaixo do perfil, o usuário terá um botão “Verify Name“, clicando sobre ele, será redirecionado para uma página, onde poderá verificar seu nome através de uma mensagem para celular ou através de Cartão de Créditos. Infelizmente nenhuma das opção está disponível para autores brasileiros.

Nas configurações do Knol, o dono pode definir se uma ou mais pessoas poderão editar o conteúdo, além de definir se o conteúdo será aberto a edição por todos os usuários logados,  receberá sugestão de conteúdo ou será limitado somente a edição por autores do conteúdo.

O autor ainda pode definir como o conteúdo será distribuído, se utilizará a licença Ceative Commons ou “Todos os Diretos Reservados”. Isso deve incentivar os autores, que terão a seriedade do Google, aliada a licenças para proteger seu conteúdo divulgado.

Ainda nas configurações, é possível cadastrar uma conta de Adsense, que pode ser habilitada ou não pelo autor, dependendo do Knol editado. Isso certamente despertará o interesse de muitas pessoas, interessadas em compartilhar seu conhecimento e que gostariam de receber alguma monetização pelo conteúdo disponibilizado. O Google ganha uma parte do Adsense exibido, mas diz que a maior parte vai para o autor do conteúdo.

Enfim, o Google Knol está apenas começando, em breve poderá se tornar um padrão de compartilhamento de informações e certamente cumprirá seu objetivo, que é compartilhar conhecimento, dando ênfase ao autor do conteúdo.

Quer colaborar com a construção de um Knol? Criei no Google Knol uma página para o termo Google. Que tal começarmos a colocar na página todas as informações da empresa, bem como informações de serviços, aquisições e fatos interessantes? Sei que na Wikipedia já há muita informação, mas utilizar o Google Knol para isso pode ser uma excelente forma de testar o serviço, além de compartilhar informações e construir uma página completa, em português, com informações sobre a empresa.

Ajude a editar a página sobre Google no Google Knol. Você pode clicar no botão “edit” no topo da página e ajudar a completar o conteúdo da página.

Popularity: 3% [?]

Fernando Kanarski Google AdWords Certified Partner, atualmente é Analista de Novas Mídias na HouseCricket , onde é responsável por Search Marketing e WebAnalytics.

6 Comentários »