Google Reader: Aprenda a utilizar

Este é um guia de introdução destinado a iniciantes. Se você nunca utilizou o leitor de notícias do Google, este artigo pode ser útil a você. Ele também pode ser muito útil para você guardar e enviar para aquele amigo que lhe pergunta como o Google Reader funciona e não tem idéia nem do que é RSS.

Google Reader: Para que serve?

Ultimamente, muito tem se falado do Reader: o produto ganhou versão no nosso português e até um link na homepage do Google.

O Google Reader é o que chamamos de agregador de notícias RSS (define: rss): uma forma prática de acompanhar novidades de milhares de sites, ao mesmo tempo, de um mesmo lugar. É a melhor maneira de nos mantermos bem informados sem precisar perder tempo (e foco) navegando em meia dúzia de sites diferentes, cada um sobre um assunto.

O Reader trabalha com o conceito de inscrições: você diz quais sites deseja acompanhar e o sistema trás as notícias até você. Inscrições podem ser também removidas ou editadas.

Agora que você já sabe para que serve, vamos aprender a utilizá-lo!

Utilizando o Google Reader

O primeiro passo é a criação de uma Conta Google. Se você possui Orkut ou Gmail, já tem uma Conta Google. Caso contrário, clique aqui e crie a sua. É grátis.

Com a Conta Google em mãos, já podemos acessar o endereço do Reader: http://reader.google.com.br.

À primeira vista, ele deve aparecer assim:

greader_11.gif

A interface separa em duas partes: um menu à esquerda, e o conteúdo à direita. O menu exibe algumas opções e todos os sites que você acompanha, enquanto do lado direito é onde você pode ler as notícias.

Na primeira vez que você acessar, não terá nenhuma inscrição, e por isso o Google recomenda algumas. Vamos pular as recomendações e começar adicionando nossa própria fonte de notícia:

  • Clique na opção “Adicionar inscrição” no menu esquerdo;
  • Digite o endereço do site desejado (ex: undergoogle.com) e tecle enter.

Pronto, você já está cadastrado no underGoogle e não precisará mais entrar no site toda vez que quiser saber as novidades da Google. O processo acima funciona com qualquer site, desde que o mesmo gere suas notícias em um formato compatível.

Veja como as notícias aparecem:

greader_2.gif

Abuse do “scroll” do mouse ou da tecla “J” do teclado para ler todas as notícias.

Recomendamos adicionar ao seu feed alguns ótimos blogs: winjuda.com, meiobit.com, sedentario.org e dinheirama.com.

[Nota do autor]: Este é um artigo para iniciantes. Caso recebamos um bom feedback dos mesmos, planejamos uma continuação com mais dicas de Google Reader e outros produto Google.

Popularity: 4% [?]

Publicado em Google Reader por brunosoares. Marque Link Permanente.

Sobre brunosoares

Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

7 ideias sobre “Google Reader: Aprenda a utilizar

  1. Pingback: Aprenda a usar o google reader « simples assim

  2. “Se receber um bom feedback ?”
    Você só pode estar brincando…

    Esse texto é excepcional. Ele é crucial. Fundamental. E é aquilo que eu nunca tive tempo de fazer, mas sempre quis ter.

    É o local que eu devo apontar quando eu sugerir utilizar o Google Reader. É para quando eu tiver que dizer “o que se faz com isso”.

    Cada um dos produtos do Google merecia um texto desses, mas nenhum é tão fundamental quanto esse.

    Abraços e obrigado.

  3. Pingback: AideRSS: filtre suas notícias no Google Reader | underGoogle - Tudo sobre Google!

  4. Pingback: Apanhado geral | Digital Paper Web

  5. Pingback: Canais de Comunicação do Muita Pimenta | Muita Pimenta

Os comentários estão fechados.