Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Google Talk

Qual o Messenger mais popular?

Enviado por em domingo, 17 fevereiro 200821 Comentários

messengers.png

Se você respondeu Windows Live Messenger, acertou. O programa de mensagens instantâneas da Microsoft[bb] possui quase 230 milhões de usuários no mundo todo, ou o equivalente a 24% dos internautas. Impressionante, não?

Porém, nos Estados Unidos, o campeão de audiência é o Yahoo Messenger, utilizado por mais de 27 milhões de pessoas (15% dos internautas do país).

Já, nosso querido Google Talk, ainda está engatinhando; usuários devem sentir falta de recursos de personalização do programa e webcam[bb], além da ausência de atualizações. Por isso, o mensageiro da Google é utilizado apenas por 4,5 milhões de usuários no mundo, ou 0,5% dos internautas.

Veja as participações de cada messenger nos gráficos abaixo:

messenger_mundo.png

messenger_eua.png

Fonte: LiveSide

Popularity: 4% [?]

Bruno Soares Paulistano, 22 anos, estudante de Engenharia da Computação pela FASP, é desenvolvedor Windows e Web há 5 anos. Gostava de escrever sobre tecnologia nas horas vagas, e criou o Undergoogle junto ao Fernando Kanarski para poder acompanhar de perto a, na sua opinião, empresa de tecnologia mais inovadora dos últimos anos.

21 Comentários »

  • Alan Corrêa disse:
    já vir instalado no pc é uma grande vantagem neh : )
  • Fábio disse:
    O Google deveria olhar com mais carinho o GTalk.
  • Filipe disse:
    Live Messenger “domina” e Google Talk fica estagnado, ai não vai pra frente mesmo.
  • Sou bem mais o GTalk, simples, leve e sem frescuras. Só fica devendo o suporte para webcam.
  • Absolute disse:
    E o ICQ ? Ele é muito popular nos Estados Unidos ainda, onde ele aparece ?
  • Rafa Librenz disse:
    “O programa de mensagens instantâneas da Microsoft possui quase 230 milhões de usuários no mundo todo, ou o equivalente a 24% dos internautas.”

    “Porém, nos Estados Unidos, o campeão de audiência é o Yahoo Messenger, utilizado por mais de 27 milhões de pessoas (15% dos internautas do país).”

    15% dos internautas dos Estados Unidos usam o mensageiro que é campeão de audiência???

    Achei isso estranho. Os números dos gráficos (que não batem com o que está escrito) fazem mais sentido.

  • giovanealex disse:
    Mensageiro sem webcam é serviço que já nasce ultrapassado. Enquanto o Google não se dispuser a melhorar o Talk, o único pretexto para o seu uso vai continuar sendo esse mesmo que deram acima: ele é mais levinho.

    Como se isso cobrisse de algum modo a impossibilidade de uso de uma webcam…

  • dee dee disse:
    e o AIM?
  • jukka disse:
    A unica coisa que eu sinto falta no GTalk são USUÁRIOS.

    É complicado. Eu gosto dele. Mas quando vc vai passar o endereço pra alguem é “Ahh, qual o seu MSN?”.
    Não tem jeito de falar “Não tenho não, mas pega meu GTalk” sabendo que a chance da pessoa ter GTalk é mínima.

  • satierfoguh disse:
    vcs esqueceram de comentar sobre o icq…
  • Mid disse:
    Concordo com vc Jukka, eu já tentei usar GTalk e o Yahoo! Messenger, mas a falta de usuários que usem outro messenger além do WLM é quase nenhuma… fica difícil usar um messenger sem contatos não é?

    Uma pena, ainda bem que não tenho o que reclamar do Live.

  • O que não podemos esquecer é que o crescimento do Windows Live Messenger começou quando a Microsoft se viu correndo risco por causa do finado ICQ.
    O programa mais popular em 97 a 99 se não me engano. Depois a M$ começou a colocar o Windows Messenger embutido no SO e as pessoas acabaram adotando.
    Se foi concorrência desleal eu não sei, mas que foi uma “imposição”, foi.
  • David disse:
    Vocês desconsideraram os outros mensageiros? certamente AIM, ICQ, Skype também devem possuir parcelas relevantes do uso.

    Mas eu fico feliz em saber que estou esntre os 0,5% de internautas que usam o gtalk :) gosto muito mais do gtalk, e não quero ser só mais um mna multidão 😛

  • Eu adoro o GTalk pela leveza e objetividade. Odeio MSN justamente porque tem MUITOS usuários.

    O que eu quero é que todos os messengers possam conversar entre si, para que nós usuários possamos escolher apenas um, aquele que mais nos agradar, e poder conversar com todo mundo.

    Tem gente que curte frescuras do MSN, outros gostam do Talk pelo seu estilo “clean” e outros ainda, preferem o Y! Messenger que é um meio termo entre os dois. E os outros messengers também devem ter suas vantagens.

    Acho que o caminho é esse. Unificar e padronizar a comunicação. Defendo isso claramente no meu blog. E pelo que sei, a Microsoft está trabalahndo para que o Live converse com Talk, né?

    Bem, exemplos disso nós já temos. Talk fala com AIM (e muito bem). MSN fala com Y!. O que estão esperando?

  • ivan disse:
    prefiro bem mais o gtalk, é mais leve e não tem bonecada, nem toques, nem milhares de smileys… além de nem sequer instalar nada no pc, o serviço web é muito bom. (não uso web cam).

    e mesmo a falta de usuários é atraente, para mim.

  • Grasiani disse:
    Hmm e o AIM? Pelo gráfico parece que ele não é mais usado o.O
  • Roberto disse:
    E os números para os brazucas?! Será que seguem o padrão mundial ou dos EUA?
  • Fernando disse:
    O Google deveria atualizar o Google talk, fazer pesquisas pra ver o que precisa melhorar, colocar web com, novos skins, temas, enfim..
    Detonar !
  • Erick disse:
    Isso é uma questão muito pessoal.
    Não existe lógica reclamar que o MSN tem muitos usuários. Afinal, eles não entram na sua lista sem que você aceite certo? Então se muita gente tem msn isso não influencia em nada. Se fosse por isso eu ia reclamar que a minha lista de contatos no celular está muito grande pois muita gente tem celular…

    O MSN é pesado certo? Mas você pode baixar outro Software cliente como o aMSN e utilizar ele numa interface super clean e com suporte a Webcam e áudio. O que sobrou para você reclamarem?

    O ICQ tá falido. Ficou pesado demais e demorou para se atualizar quando o MSN começou a entrar na briga, no final de 2000.

    Fara finalizar, o GTalk, como foi dito, está engatinhando. Mas é impossível você adicionar várias features a um programa sem deixa-lo pesado. Vide o Winamp. Antigamente era o melhor player. Super leve e servia para tocar música. Agora ele serve para música, vídeo, broadcasting, gravação fora uma infinidade de plugin que você baixa.
    Esse é o maior problema. Aí ele vão encher o Gtalk de funcionalidade, e os maníacos googlolianos vai cair em cima: “A Google não é mais a mesma! O programa ficou pesado! Não consigo mais utilizar! Preciso de um Quad Core para abrir! A interface ta imunda!”.
    E ainda prevejo o futuro: quando a Google lançar o GoogleOS e vier embutido no sistema o Gtalk, a microsoft vai processa-los por monopólio ou qqer outra cláusula louca dessas…

  • Fabrício Ferracioli disse:
    Gosto muito do GTalk, e gostaria que o Google tivesse a mesma atenção com a aplicação Desktop da mesma maneira que sua versão Web.
    Apesar de concordar que o ICQ está falido, não concordo com o Erick quando diz que o ICQ teve que correr atrás do MSN. Utilizava apenas o ICQ e os seus recursos de versões de 98, 99, entre outras ainda não conseguimos encontrar no MSN. Fui obrigado a migrar quando não havia mais nenhum contato online, sinto falta até hoje.
    Mas a Microsoft sabe onde pisa, e a prova está ai, possui o Messenger mais utilizado.
  • […] se auto-replicar, tem a capacidade de se propagar pela rede. Como o Windows Live Messenger é o messenger mais popular do mundo, com mais de 230 milhões de usuários, é de se esperar que o software seja um “paraíso dos […]