SoC 2008: Entrevista com ex-participante

 

Summer of Code

Para incentivar quem está pensando em participar do programa, fizemos uma entrevista com um ex-participante. Thales Paim Horta participou do Summer of Code 2007, no desenvolvimento de um módulo do projeto Joomla para administração de Web Servers, criação de domínios, FTP e MySQL. Ou seja, um Panel Hosting.

Por ter trabalhado em um provedor de hospedagem, Thales já possuia conhecimento de algumas linguagens de programação, porém, até então, nenhuma obrigatoriamente orientada a objetos. Na época, programava em PHP, ASP e Perl.

uG: Qual foi a sensação de participar de um evento mundial, juntamente com pessoas de 90 países, promovido por uma gigante como a Google?

Thales: A sensação com certeza foi das melhores, ao ser notificado pelo meu mentor, Wilco Jansen, que eu havia sido aprovado para a primeira etapa, fiquei realmente satisfeito.

uG: Como foi o processo de escolha?

Thales: Na primeira etapa fazemos um cadastro completo das qualificações e aptidões de programação. Em seguida, escolhemos o projeto que temos interesse na participação e encaminhamos o pedido. Após finalizar a primeira etapa o mentor entra em contato através de e-mail repassando o MSN e Skype para o seguimento do processo. É solicitado um documento completo com a descrição do Add-on que será desenvolvido.

uG: Como se dá o contato com os mentores? Conseguem se entender, mesmo estando em países diferentes e muitas vezes sob visões diferentes do andamento do projeto?

Thales: O Contato é feito através de MSN e Skype e a comunicação é tranquila, o mentor já tinha o conhecimento que eu era do Brasil e facilitavam a comunicação (nada de gírias ou compressões de palavras). Além disso, por se tratar de uma comunicação via MSN e Skype(Chat), também ajuda.

uG: Qual foi o tempo de desenvolvimento do projeto e quais foram as maiores dificuldades no desenvolvimento do código?

Thales: O meu projeto foi pré-aprovado para a segunda etapa, porém não foi continuado, realmente não sei se por falta de alguma informação da minha parte, ou dos mentores.

uG: Gostaria de participar ou aconselha que outros participem do Summer of Code 2008?

Thales: Sem dúvida, uma questão que não havia me dado conta, era a possibilidade de criar um grupo de trabalho com outras pessoas. A questão toda não é (tanto) o valor do prêmio mas sim a divulgação e o status de participar de um projeto tão conceituado, o que resultará de uma valorização no currículo. Além disso, para alguns projetos, o programador acabou sendo contratado pela empresa-projeto.

Quer mais? Nesta segunda traremos algumas informações adicionais, além de uma entrevista exclusiva sobre o Summer of Code aqui no underGoogle. Vale lembrar que nesse mesmo dia sai a lista de projetos e são abertas as incrições para os estudantes interessados. Você pode acompanhar tudo isso no site oficial do Summer of Code 2008 ou aqui no underGoogle.

Popularity: 2% [?]

Uma ideia sobre “SoC 2008: Entrevista com ex-participante

  1. Pingback: SoC 2008: Inscrições Abertas! | underGoogle - Tudo sobre Google!

Os comentários estão fechados.