Aos Queridos Leitores…

Queridos leitores,

Primeiramente, gostaria de dizer que não, não morri, fiquei doente ou fui abduzido pelo Google!

Depois de mais de 3 anos postando quase que diariamente no underGoogle, simplesmente comecei a rever prioridades e resolvi dar um tempo com o blog! Nestes últimos meses o blog estava consumindo uma boa parte do meu dia, que já andava concorrido. Com isso a quantidade e qualidade dos posts estava caindo. Depois de começar a trabalhar com Busca e Mídia Social, além de participar de vários eventos, resolvi parar totalmente com o blog por um tempo e repensar tudo o que ocorreu nos últimos 3 anos. Cheguei à conclusão que estava na hora de rever os conceitos sobre o underGoogle.

Explico melhor os motivos que me fizeram parar por este tempo:

  • Estava há meses mantendo o blog praticamente sozinho. Procurar notícias e manter o blog estava tomando meu tempo de estudos, trabalho e lazer;
  • Praticamente todos os últimos artigos do blog tiveram pelo menos uma cópia idêntica na internet, fato que acabou me desanimando dia após dia;
  • Já existem dezenas de blogs de tecnologia postando sobre Google, perder horas diárias procurando notícias e tentando ser o primeiro a postar estava prejudicando minha produtividade;
  • Eu precisava de mais tempo para pensar em coisas novas, investir em mim e estudar. A vida profissional e a faculdade estavam exigindo cada vez mais tempo e dedicação;

Parar por este tempo me fez descansar e começar a ter algumas idéias. Neste tempo também consegui melhorar a produtividade e investir na vida profissional, tanto que acabei de me tornar um Google Advertising Professional, trabalhando com Adwords pela OpusMúltipla, agência onde trabalho atualmente. Parar também me fez pensar sobre o futuro do blog: Mantê-lo, vendê-lo ou simplesmente parar de blogar? Afinal, tornar-se simplesmente um eterno “Google Fã Boy” parece não ser um futuro tão brilhante, não é?

Depois deste tempo, cheguei a conclusão que parar totalmente seria descartado das minhas idéias, porém, manter o modelo atual acabaria comprometendo não só minha produtividade profissional quanto a qualidade dos posts. Sendo assim, penso que ainda precisarei de mais algumas semanas para repensar em como levar este, que é um dos blogs mais populares do Brasil, de uma forma inovadora e original, prezando por conteúdo de qualidade, tão exigido por vocês leitores. Algumas idéias estão “pipocando”, porém ainda preciso pensar em todas as possibilidade e decidir qual será a melhor forma de manter o blog sem comprometer tanto tempo.

A decisão é simples: Devo terminar de adaptar meu tempo e começar a replanejar o underGoogle, reformular não só o layout como o modo de escrever a e taxa de atualização do conteúdo. Acredito no poder da Web 2.0 e na criatividade dos leitores do underGoogle. Para isso, gostaria de contar com a ajuda de todos vocês, queridos leitores, que certamente devem ter sugestões e opiniões interessantíssimas para fazer com que o blog continue sua brilhante carreira de sucesso! Enquanto isso, devo postar por aqui alguns artigos, notícias de lançamentos importantes e eventos, como o Google Search Masters (participe do grupo que criei), no qual estarei presente no dia 24/09.

Peço então que visitem um formulário que criei e colaborem com uma mensagem, sugestão ou opinião sobre como transformar o blog em uma fonte de qualidade em notícias e dicas sobre Google e seus produtos! Você também pode fazer um comentário ou trocar uma idéia pessoalmente comigo durante o Google Search Masters.

Caso você esteja interessado em escrever aqui no underGoogle e ajudar a manter uma das maiores comunidades sobre Google no Brasil, envie um e-mail para meu endereço pessoal: nando @ undergoogle . com.

Um grande Abraço!

Popularity: 17% [?]

38 ideias sobre “Aos Queridos Leitores…

  1. Uma sugestão seria abrir no blog um canal onde os próprios leitores postassem seus artigos, ficando você responsável somente por avaliar e decidir se o artigo será publicado, se pelos menos 10% dos leitores participarem e 10% dos artigos enviados por estes leitores oferecerem a qualidade esperada pelos leitores do blog, provavelmente um artigo por dia poderia ser publicado.
  2. “Afinal, tornar-se simplesmente um eterno “Google Fã Boy” parece não ser um futuro tão brilhante, não é?”

    Assim como blogueiro “””profiçional””.

    Boa sorte aê! E já comprou sua camisa GAP? ;D

  3. Fala Nando, já estava sentindo falta dos posts, passo por aqui diariamente.
    Se tivesse um pouco de tempo e “categoria” com certeza escreveria posts pro undergoogle. Já que não tenho desejo-te boa sorte.
    Obs: a idéia de abrir para os leitores publicarem notícias é muito boa e acertada.
  4. Ah, Nando… Eu confesso que fiquei tristinha com a notícia.
    Eu tenho um blog ( na verdade mais de um, mas isso não vem ao caso) e sei como é complicado mantê-lo, trabalhar e estudar…

    Mas eu acho que para não se desafazer do blog e mantê-lo quase sem notícias, você poderia escrever, nem que fosse de vez em quando nele e dar uma aprofundada em um ou outro post…

    Beijos

  5. As atualizações diárias já estão fazendo muita falta pra gente.
    Mesmo com as “cópias” na net, o underGoogle sempre foi minha referência principal.

    E conhecendo melhor o Google pelo seu blog, eu tive a idéia de basear meu TCC em comunicação nas empresas de Internet (área de Relações Públicas).

    BOA SORTE PRA TI, NANDO!
    PESSOAS COMO VOCÊ MERECEM TUDO DE BOM NA VIDA PROFISSIONAL!!!

  6. bem, boa sorte. tenho de admitir, achei um tanto quanto estranho essa falta de posts mas está explicado.. qualquer ajuda que precisar com o layout ou programaçao só mandar email.
  7. Parabens pelo sucesso Nando!
    Desejo que sua vida pro cresca cada vez mais!

    Pena deixar o blog de lado, claro, mas é o melhor por enquanto, entao apoiamos.

    Sugiro passar o bastão para alguem de confiança, tão dedicado quanto, para que esta chama nao se apague.

    Forte Abraço e sucesso

  8. Poxa, triste ler isso… Conheço o underGoogle há anos, e realmente é um blog-referência em se tratando de Google. Existem outros, muito bons também, mas cada um possui diferenciais únicos: os escritores.

    E sobre essa de ser “eterno fã-boy da Google”, eu meio que discordo, Nando. Talvez aqui no Brasil não seja algo muito comum, mas lá fora muita gente vira referência não só na blogosfera, mas na mídia, no nicho de que trata. É questão de tempo para que esse pensamento mais liberal se instale aqui – a recente “invasão” dos blogs em portais como iG e POP é só o começo…

    []’s!

  9. Galera, recebi vários feedbacks e e-mails. Nossa, não sabia que o blog era tão importante para muita gente. Pelo que ví hoje ele não pode parar. Deve ser reformulados sim, mas não deve parar! Enfim, vou pensar, pensar e pensar!

    Obrigado a todos que comentaram!

  10. Olá!

    Fiquei impressionado ao saber que toda a estrutura do UnderGoogle é mantida somente por você!

    Sempre foi fonte de referência e está na página inicial do meu iGoogle.

    Sugiro tentar montar uma equipe, com pessoas de confiança e delegar tarefas.

    Espero contar com esse blog por muito e muito tempo!

    Abraços e boa sorte!

  11. Espero que o underGoogle não morra. Foram uns dos primeiros blogs que passei a ler e não queria ter que perder algo tão bom pra mim.

    Ah! Se quiser vender, eu compro viu Nando.rs rs

    Abraços

  12. Gostei imensamente do seu Blog, apesar de ser uma iniciante em internet, as suas referências refletiram muito no meu projeto de especialização em Tecnologias Digitais Educacionais. O que você escreve revela a sua alma de pesquisador. Gostaria que não interrompesse suas atividades neste Blog. Abraços
  13. Quando saio para almoçar, na empresa, ficamos discutindo sobre tecnologias… E eu SEMPRE tenho uma novidade do google pra “por na mesa”!

    Os meus líderes, ficam “embasbacados” de tanta notícia que eu levo para eles. (Isso é sensacional!!!)

    Eu leio diariamente três sites que me ajudam a atualizar os meus conhecimentos.

    Como trabalho em uma área de comunicação… o link do seu blog já foi encaminhado milhares de vezes… (Já que as notícias sempre estavam mais “frescas” do que em qualquer outro lugar(site!)

    E…. não é só isso…. os comentários muitas vezes brilhantes de leitores que devem “respirar” tecnologias ou até mesmo “expirar” rs… ajudam a refletir sobre diversos pontos das notícias!

    Então não é so o que você faz, mas o conjunto do site (Escritor + leitores) que o torna tão…. brilhante!

    Aqui fica a minha sugestão: Juntar 10 Caçadores de notícias, onde cada um fica responsável por 03 dias do mês. E você faria o filtro das notícias…

    Nando! Eu quero poder fazer alguma coisa para ajudar a manter o blog! Conheço bem pouco de lay out, mas estou aprendendo … css, html…. scripts….

    Se eu pudesse colocar uma notícia neste blog uma vez por mês…. seria uma honra para mim!

  14. Bom dia, Nando!

    Poucas foram as vezes que comentei neste blog…. mas, hoje…. é inadimissível não comentar!

    Geralmente quando saio para almoçar, na empresa, junta uma galera e ficamos discutindo sobre tecnologias… E eu SEMPRE tenho uma novidade do google pra “por na mesa”!

    Os meus líderes, ficam “embasbacados” de tanta notícia que eu levo para eles. (Isso é sensacional!!!)

    Eu leio diariamente três sites que me ajudam a atualizar os meus conhecimentos, preciso citar que o seu é o número 1 dos três.

    Como trabalho em uma área de comunicação… o link do seu blog já foi encaminhado várias vezes… (Já que as notícias sempre estavam mais “frescas” do que em qualquer outro lugar da net!

    E…. não é só isso…. os comentários muitas vezes brilhantes de leitores que respiram tecnologias ou até mesmo “espiram” rs… ajudam a refletir sobre diversos pontos das notícias!(isso é MUITO BOM)(Abre a nossa mente)

    Então, não é você, mas o conjunto do site (Escritor + leitores) que o torna tão…. brilhante!(Number one… rs)

    Aqui fica a minha sugestão: Juntar uns 10 “Caçadores de notícias”, oonde cada um fica responsável por 03 dias do mês

    Nando! Eu quero poder fazer alguma coisa para ajudar a manter o blog!

    Conheço bem pouco de lay out, mas estou aprendendo … css, html…. scripts….

    A questão do tempo com certeza é similar a todos… inclusive sobre qualidade de vida… o desafio é como manter a qualidade e ganhar tempo com isso….

    Aqui fica a minha frase: “Se eu puder colocar uma notícia neste blog uma vez por mês…. será uma honra para mim!

    Forte abraço!
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    PS:Se puder apagar o meu comentário anterior…. agradeço…rs!(foi enviado antes de terminá-lo…rs….sem querer…)

  15. =/
    ja tava sentindo falta do UG… quase nao visito hoje… ainda bem que vi um post enorme!!!

    UG sempre vai ser o melhor blog sobre o Google, e nao desiste dele não!

    abração, e sorte na decisão.

  16. Eu adoro visitar este blog pelo menos 1 vez por semana, ele é ótimo msm 😀

    O mais divertido é saber dos projetos do Google Labs e das mudanças nos seus serviços (constantes melhoras no YouTube, Orkut e Gmail) e da criação de novos (Google Chrome, aliás gostei muito do visual e da velocidade, mas ainda uso mais o Firefox3)

    Continua com o blog 😀

  17. Este blog sempre foi a melhor maneira de saber coisas novas sobre o google. Imagino que deve ser difícil manter essa qualidade sozinho, além de ter uma vida pessoal e profissional. Por tudo isso, já lhe respeitava muito. Mas devo dizer que após saber que você também é um dos responsáveis pelos excelentes trabalhos da OpusMúltipla, você subiu ainda mais no meu conceito.
    Continue assim!
  18. Entro todos os dias no site, acho que o que está pesando mais é que voce está Postando Sozinho!!! Visito outro Blog Sobre MAC (Que sou fa junto com Google) e tem umas 10 pessoas que postam, acho que dessa forma não pesa pra ninguem….
  19. Não sabia que toda essa estrutura era mantida so por vc, eu acompanho esse blog a muito tempo, acontecia de ter 3, 4, 5 posts por dia, realmente isso demanda um tempo absurdo, eu sou desenvolvedor e designer posso ajudar no que for preciso, gosto muito do blog e não quero que ele acabe.
  20. Devo dizer que o undergoogle sempre fez parte de minha configuração de pagina inicial,é um blog essencial e perde-lo seria uma pena.Porém nada dura para sempre, mas para não jogar a perder todo o trabalho realizado acho interessante a ideia de parcerias e voce ou alguem filtrar as noticias relevantes e de qualidade. Seria uma grande lastima um trabalho tão bom desaparecer assim.
    Um abraço.
  21. Como já falaram antes, acho que vc poderia ser o “Redator Chefe”, onde uma equipe (de cyber-repórteres voluntários) lhe ofereceriam matérias para você selecionar, agregar a outras, editar, etc.
    Já lhe pouparia o trabalho da busca e navegação que realmente é o que rouba bastante demorado.
    Sucesso!
  22. você não é o único meu nobre. blogs consomem um tempo absurdo, parece que não, mas consome.

    concordo que o que você escreve aqui, consigo achar em vários blogs, já que nego adora copiar seus textos, ou uma cambada de gente adora falar sobre o que já existe e isso é um saco.

    o que diferencia eh a originalidade e vc sabe bem disso.

    só não deixa o blog morrer, continua na luta, mas não precisa ser todos os dias 😉

    aquele abraço e bom trabalho e nova fase ae meu nobre

  23. Eu concordo que a qualidade vem em primeiro lugar, concordo que seus artigos são mito bons. Vários sites os quais eu visitei recentemente, com um rankins no alexa muito bom de visitas, alguns deles não tem muita frequencia de postagem, mesmo assim tem muita visitação, muita qualidade.
    Podem ser dois, quatro, seis posts, não há um número fixo e obrigatório, a qualidade sempre vaiatrair usuários, principalmente agora que o blog já é muito conhecido.
  24. Nando, entendo que é difícil manter um blog. Gostei muito da idéia do Fernando e como disse o Marcos Oliveira: pode haver cópias, mas o UnerGoogle é pra mim sempre a primeira opção. Admiro muito seu blog e visito diariamente. Sou um “Google Fã Boy” e pra manter esse desejo de querer sempre mais do Google eu preciso de páginas com conteúdos como o do UnderGoogle, ou seja, eu preciso de vocêeeee! rs
  25. Pingback: 18/09/08 : Valeu a pena ler

Os comentários estão fechados.