Visão geral sobre Realidade Aumentada no Android

Realidade Aumentada não é algo novo, já vem sendo utilizada em diversos lugares há anos, mas dessa vez está entrando com força no Mercado graças ao Android, com bastante facilidade, aplicativos de RA estão se espalhando pelo mundo e em breve chegarão as mãos de todos.

Uma das coisas que mais tem deixado a todos impressionados no Android, é o surgimento de aplicativos de RA, que invadiram de vez o sistema. O mercado de aplicativos no Android ainda é pequeno, sete meses após o lançamento do G1 foram registrados 4900 aplicativos no Android Market, apesar dos números ainda não serem tão assustadores se comparado a concorrência, o Market possui aplicativos de grande qualidade.

androids

Ainda não existem pessoas faturando milhões com o sistema Android (exceto as empresas que já estão trabalhando com ele), mas isso é algo que vai acontecer igual a outros sistemas e suas lojas de aplicativos online, quem chegar primeiro, domina logo sua área e quem chegar por último vai ser sempre o último, ou não caso sua idéia seja melhor.

Entre as empresas que estão lançando aplicativos de RA para o Android, temos a mais famosa: IBM com o seu aplicativo chamado Wimbledon, outras que surgiram graças ao Android como é o caso da SPRXmobile com o seu produto Layar (que logo assumiu o cargo de primeiro navegador RA do mundo), no inicio do desenvolvimento do Android surgiu o Enkin, que não ganhou o ADC1, mas teve sua equipe de desenvolvimento contratada pelo Google e por último e talvez o mais conhecido entre os proprietários de aparelhos com Android o Wikitude.

Wimbledon da IBM

Layar da SPRXmobile

Enkin

Wikitude

Além desses aplicativos, também há boatos de uma versão da Sekai Camera para Android (Sekai Camera fez um tremendo sucesso no TC50 – evento para Startups apresentarem seus produtos em busca de investidores), por enquanto a Tonchidot que desenvolveu a Sekai Camera só criou uma versão do aplicativo para Iphone.

É bem provável que no ADC2 apareçam mais aplicativos de Realidade Aumentada graças ao (nyartoolkit), esperamos ver essa tecnologia aplicada mais em jogos e em aplicativos de uso pessoal.

Popularity: 11% [?]

2 ideias sobre “Visão geral sobre Realidade Aumentada no Android

  1. Pingback: Pramobile » Blog Archive » Realidade Aumentada no Android

Os comentários estão fechados.