Adwords

Interessado em fazer dinheiro anunciando no Google?

Celular

Produtos do Google para seu celular favorito ou para o iPhone? Você encontra tudo aqui!

Gmail

Considerado um dos melhores Webmails do Mundo, o Gmail não pára de inovar!

Opensocial

Tudo sobre a plataforma de aplicativos para Redes Sociais do Google!

Orkut

Tudo sobre a Rede Social do Google, a mais popular no Brasil!

Início » Celular, Google Maps, Serviços Google, Tutorial

Conheça o Google Latitude

Enviado por em quinta-feira, 5 fevereiro 200917 Comentários
Um novo produto do Google está dando muito o que falar em termos de privacidade, recém saído do forno e apresentado como Google Latitude, o serviço tem o objetivo de mostrar em tempo real onde você ou seus amigos estão, a idéia não é nova, o próprio Jaiku faz isso, mas para funcionar todo mundo tem que participar e o Google pode fazer isso, com sua grande influência mundial, tentar reunir um grande número de usuários para o serviço.

me-on-latitude

Os beneficios são espetaculares, se a idéia dessa vez pegar, em alguns anos talvez seja possivel usar (efetivamente) o Google Search para fazer pesquisas locais e encontrar por exemplo, um emprego, ingressos com o melhor desconto, cinema e etc.

Lógico que você não é obrigado a usar o serviço, mas mesmo assim não precisa se preocupar com questões de privacidade, você pode configurar os amigos com os quais você quer compartilhar as informações e caso ele ainda não use o serviço receberá um convite, também é possivel esconder sua localização atual ou mostrá-la somente para amigos selecionados.

screen4-large

O Google Latitude ainda não funciona perfeitamente em todos os lugares do mundo, mas pensando nisso foi acrescentado a opção de ajustar manualmente sua localização atual. A brincadeira pode ficar realmente interessante caso apareça uma API ou seja integrado rapidamente a outros serviços como Gtalk, Orkut e inclusive o Google Search.

Para usar o serviço é bem simples, você pode acessar http://www.google.com/latitude e preencher onde é indicado com o número do seu celular, em seguida você vai receber uma mensagem com instruções de instalação. Também é possivel instalar acessando http://m.google.com/latitude se seu celular for suportado, aparecerá a opção de download. Outra alternativa, caso você não queira usar ele no seu celular, basta adicionar o gadget no Igoogle.

Popularity: 83% [?]

Kelsen Escreve também no Guia Android, conheça!

17 Comentários »

  • Arimathéia disse:
    Ótima ferramenta para sequestradores. Registrei minha localização estrategicamente errada.
  • Bianco garniz disse:
    A cada dia que passa o Google facilita mais nossa vida, gra;cas ao Google blogar também esta mais fácil!
  • Luis Hamilton disse:
    Creio que este serviço ainda vai dar muito no que falar…
    Privacidade ainda é um assunto que afeta muita gente, tanto para o bem, como em uma situação onde sua filha sai com os amigos e você quer ter certeza se ela chegou ao destino, mas não quer ligar para incomodá-la; por outro lado, pode ser que a filha não queira que seu pai saiba exatamente onde ela está….
    Enfim, só o tempo dirá se o serviço vai pegar.
    Uma dúvida que tenho é em relação ao volume de dados que o celular terá que ficar enviando para atualizar sua posição.
    saudações
    LH
  • Cezar disse:
    Qual o problema com a privacidade? Se vc quer manter a sua NÃO USE O SERVIÇO ou simplesmente defina as pessoas que você quer que tenha acesso a suas informações, como foi explicado no texto.
  • Gabriel Rezende disse:
    Ninguém é obrigado a instalar, instala quem quer, um monte de gente falando de privacidade, parece que o Google obriga, uhauha, abraços.
  • Casagrande disse:
    Latitude em Rio Branco? Não ACREdito 😀

    Agora falando sério, essa localização foi feita de forma automática ou manual? Porque o estado do Acre, geralmente, não é detectado (pelo menos no Analytics) [http://casagrande.posterous.com/cade-o-acre]

    Grande abraço.

  • Elton disse:
    Nunca confie em colocar apenas amigos. Lembre-se disso!

    Se o celular for roubado, ou a pessoa sequestrada, fica mt fácil pro criminoso achar os parentes e amigos da pessoa ameaçada em questão
    (acompanhe as notícias pq isso vai aocntecer).

    Quem não ligar para privacidade e segurança, use o serviço.

    Mas o tiver, não reclame depois!

  • Will.br disse:
    Muito útil.

    Pode ajudar na descoberta de sequestros e outras.
    Vc pode deixar habilitado apenas, por exemplo, para 1 ou 2 pessoas de confiança.. se algum dia vc desaparecer… vai ser fácil de te achar… já que deve ser possível saber o último lugar que a pessoa esteve.

    além de saber quem pode ter roubado seu celular..

  • […] já queria ter dado os meus pitacos sobre o Google Latitude (mais detalhes no Undergoogle) na semana passada, quando ele foi lançado. Como o tempo apertou, ficou para hoje […]
  • Felipe disse:
    Quem instalou o Latitude já percebeu que há 3 níveis de privacidade:
    – Atualização automática de localização;
    – Atualização manual de localização (você seta onde está);
    – Não exibir localização;

    Qual o problema com privacidade? :)

  • Tem o lado bom e o ruim, como quase tudo… vamos ver o que acontece…
  • iRENE disse:
    Quero me cadastrar no Latitude
  • Antonio disse:
    Muito Fraco,

    Você cadastra, adiciona um amigo e pronto, fica 10 horas com o amigo no mesmo lugar.. mesmo o amigo utilizando o google maps ele não atualiza direito, de uma hora para outra mostra o amigo em um lugar que ele passou a 2 horas.. daqui uns dias teremos o latitude Plus Plus para corrigir alguns bugs..

  • Jacson Melo disse:
    A meu comentário relaciona-se a uma vertente diferente.
    Idéias novas são sempre boas, mais como tudo e qualquer assunto existem o 2º lado da moeda.
    O OUTRO LADO RELACIONA-SE A PRIVACIDADE X EMPRESA.
    São muitos que criticam o sistema de administração implantado por Taylor a décadas atrás, um dos pais da administração cientifica.
    Todavia hoje em pleno século XXI pareço esta em um grande laboratório cientifico. As idéias que por um instante parece ser brilhante no palco da das empresas parece fechar cada vez mais as cortina da sociedade. A privacidade não é um fator de querer ou não querer. E sim uma questão de prioridade singular. Imaginemos agora a vida de muitos profissionais de empresas privadas e/ou estatais que executam atividades internas ou externas, sendo monitorado o dia todo com um aparelho que englobe o serviço do “Google Latitude”. Esses profissionais terão a oportunidade de escolherem ou não sua privacidade no exercício ou não da sua função, pois tem profissionais que levam constantemente suas atividades profissionais para sua residência. A visão idealista de uma empresa para uns pode ser um controle abusivo para muitos outros. Não sou hipócrita novas idéia são sempre bem vindas mais devem sempre passarem pelo senso critico.
  • leo disse:
    no meu 6210 o latitude fica pedindo para selecionar a conecsao toda hora augem sabe como resolver
  • […] Enviado por Kelsen em quinta-feira, 5 fevereiro 200916 Comentários […]