Orkut: do jeito que brasileiro gosta

Hoje participei da discussão no Google Discovery sobre os motivos pelos quais o Orkut é um sucesso no Brasil (e na Índia) e não em outros países do mundo.

Segundo uma declaração  recente da Marissa Mayer, vice-presidente de Pesquisa de Produtos e Desempenho dos Usuários no Google (ou resumindo, a nossa geek preferida), isso acontece simplesmente por causa do fuso-horário. Tudo porque os brasileiros e indianos acessam a internet massivamente em um horário diferente aos dos países mais desenvolvidos, o que fez com que o Orkut oferecesse uma experiência mais satisfatória aos usuários daqui que de países onde o tráfego é concentrado em outros períodos.  Resumindo: a gente acessa o Orkut na “madrugada” deles.

Eu discordo. Já falei e volto a repetir: o Orkut faz sucesso no Brasil porque é simples! Compare com o Facebook e em cinco minutos você irá concordar comigo. Apesar de o Facebook ter muito mais funcionalidades (muitas delas depois copiadas pelo Orkut), o layout não é tão intuitivo e fácil de usar como nossa rede social preferida aqui no país.

Tá certo que o Orkut não é lá o site mais bonito do mundo, mas é funcional e permite que a maioria das pessoas, com os mais diversos graus de familiaridade com a web, aprenda a usá-lo rapidamente. Se você entra no Facebook pela primeira vez, provavelmente ficará perdido entre tantas opções e sem saber exatamente aonde ir.

Pesa também o fato de o Orkut ter sido traduzido para o português muito antes do Facebook e vale lembrar que muitos usuários deste fizeram uma campanha para que não fosse traduzido, justamente para que ele não se popularizasse no Brasil, como o Orkut.

Mas também há outro fator que acho determinante: o Facebook é muito mais frio. Basta entrar no Orkut para ver as carinhas dos nossos amigos ao lado, os aniversariantes embaixo, etc. É realmente como estar numa “rede social” com pessoas de verdade. No Facebook não “vemos” as pessoas tão fácil e, por mais que possamos seguir via streaming quase tudo o que nossos contatos fazem, é praticamente impossível obter detalhes da vida de quem não nos autoriza a ser amigos. Ou seja, não permite um dos nossos passatempos preferidos: bisbilhotar a vida alheia.

Popularity: 59% [?]

26 ideias sobre “Orkut: do jeito que brasileiro gosta

  1. Luciana não devemos esquecer o fato de que no inicio o Orkut só liberava cadastro mediante a convite. Lembro-me de que na época todo mundo quase se matava para ter conta no Hype do momento, o que aumentou muito os olhares para cima do orkut.
  2. O Orkut se tornou um sucesso no Brasil devido a sua excelente acessibilidade, mas devemos lembrar que teve um marketing muito maior do que o myspace e outras redes sociais, além de muita mídia espontânea na televisão, jornais e revistas.

    O Orkut manteve seu sucesso, assim como a maioria dos serviços do Google, está sempre inovando e trazendo novas experiências para seus usuários, integrando mídias externas com interatividade e comunicação. Sendo assim é um serviço único que reúne informação, comunicação, fotos, vídeos e amigos em um só lugar, isso sim é conveniência.

  3. Pingback: Falando sobre o Orkut. « João Carlos

  4. Matou a pau. Comentário perfeito sobre o uso do Orkut.

    Lembro que mesmo na fase apenas em inglês do Orkut meus alunos (eu era professor de informática) já estavam curiosos e queriam convites para participar, mesmo que o cadastro em inglês atrapalhasse um pouco.

    Rapidamente já tinhamos tutoriais com passo a passo do cadastro, indicando o que era cada campo.

    A simplicidade faz do Orkut rei!

  5. Não entendi bem como apenas o Orkut teria “fusos horários diferentes” aqui nessas bandas. Por acaso os outros sites fecham na “madrugada deles”?

    Enfim, pra mim o sucesso que ele fez por aqui, é justamente por causa dos convites do início. Como dava a impressão de ser uma festa fechada, todos queriam entrar. E os brasileiros deviam ser os poucos que distribuiam convites, mesmo para quem não conhecia direito.

  6. Luciana, além dos elementos que você descreveu, também adiciono a idéia do Orkut ter uma fonética semelhante ao nome da popular empresa Yakult. Muitos na época achavam que o serviço era realmente da empresa de fermentados. Quem não teria ter perfil na Yakult? Oops, Orkut. 🙂
  7. Arriscando minha cabeça aqui… eu acredito que o orkut é muito mais um fenomeno sociologico que técnologico …

    No inicio havia o hype… todo mundo queria entrar nessa “festinha exclusiva” todo mundo queria ser chamado por um amigo.

    O ponto X do sucesso do orkut se deu quando a “noticia do clube exclusivo para amigos” chegou a massa adolescente e jovem do Brasil, agora todos os meus amigos estão no orkut, eu tb quero! (convenhamos esse negocio dos convites foi uma tacada de mestre para o marketing do orkut)

    Eu acredito — acredito porque nao tenho estatísticas… — que a GRANDE maioria dos usuários do orkut é composta de adolecentes , … essa massa critica só é mantida porque as pessoas que eles conhecem estão no orkut, não por causa das funcionalidades do orkut em si. claro que o Google faz um bom trabalho em manter o orkut atualizado e usavel o que mantém essas pessoas lá….

    Pode-se observar esse fenomeno pelo modo como o orkut é usado:
    scrapbook virou chat, depoimento virou mensageiro particular, comunidade virou “alguma coisa”. O sistema de mensagens privadas simplesmente não é usado e o perfil virou um “myspaces”, o perfil profissional é ignorado pela maioria, até aquela função genial de compartilhar RSS no seu perfil não é quase usada…

    Já vi gente comparando o orkut com o msn – com mais freqüência do que eu gostaria inclusive…

  8. Pessoal, muito interessantes os pontos de vista de vocês!

    Talvez o fato do Orkut limitar o acesso a “convidados” tenha ajudado a fazer com que as pessoas “desejassem” se inscrever, mas não acredito fielmente nisso porque muitos outros serviços de internet começaram assim e não se transformaram no fenômeno que o Orkut se transformou. Vale lembrar que o Gmail era por convite também no início.

    Também não acredito que isso tenha sido uma estratégia de Marketing do Google. O Orkut não era um projeto, digamos oficial, da empresa e sim um site que o (agora famoso) indiano Orkut desenvolveu nas suas horas vagas. Isso não só leva a acreditar que o Orkut nunca foi prioritário como para merecer uma campanha de Marketing do Google, mas também que a sua capacidade era limitada no início, o que justifica a política de convites limitados.

    Highlander,
    Quando eu falo dos horários (e acho que no mesmo sentido que a Marissa), quero dizer que o horário de pico aqui no Brasil (vamos supor o horário comercial) é um horário sem pouco tráfego em outros países desenvolvidos, consegui explicar?

    Muito obrigada a todos!

  9. Baboseira esse negocio de Fuso Horario

    o Orkut ja era febre mesmo na epoca do “Bad Bad server..” que era constante..

    concordo com seus argumentos. Sobre o Facebook ser mais “frio” também.

    Isso encaixa com o perfil da população dos países. (não sei com a Índia)

  10. Só não entendi o que o o fuso horário tem a ver com os brasileiros usarem mais o orkut =/ qual o efeito disso nas pessoas usarem mais ou menos o serviço??
  11. Cícero,
    Segundo a Marissa, os brasileiros usam o Orkut em um horário que não há tanto tráfego na internet, por isso o serviço teria uma melhor performance por aqui no início.

    Mas alguém se lembra no “Bad, bad server, no donut for you”? hahaha

  12. “Mas também há outro fator que acho determinante: o Facebook é muito mais frio. ”

    A sim, com certeza… Por mais que o orkut não tenha tantos recursos ele ainda tem a vantagem no Brasil pelo prazer de saber da vidas dos outros.
    A fofoca é a maior chave do sucesso.

    Mas hoje estamos vendo uma realidade crescente.
    Orkut ta morrendo na India devido ao famosos Facebook
    vejam no google trends ( http://trends.google.com ou
    http://www.google.com/trends?q=orkut%2Cfacebook%2Chi5%2Cmixi%2Cmyspace&ctab=0&geo=IN&geor=all&date=all&sort=0 )
    coloquem :
    orkut, facebook
    clique em india.
    Perceba que a importancia do orkut está começandoa morrer na famosa india devido ao sucesso do facebook (é hora de agir google…)

    O orkut precisa melhorar o sistema de “sugestões” . Aquele seu forum antigo éra uma M , mas agora melhorou um pouquinho (ou quase nada pra mim que só entro para ler sugestões e dar sugestões).
    http://www.google.com/support/forum/p/orkut?hl=pt-BR

    Mas as sugestões continuam uma porcaria… como usuarios inteligentes deixarão suas sugestões com lugar que tudo mundo faz perguntas inuteis e um monte de palhaços respodem (deixando popularidade para perguntas em lugar de sugestões…). Bem, o pepino ta com a google…

    Também já era hora de ela investir nos famosos “convites por email-s” colocar rostos no email de convite de novos usuarios e etc (assim, os vizinhos latinos e vizinhos do oriente iriam passar a se cadastrar)

  13. Nossa, uma das questões que as pessoas sempre se perguntam mesmo!
    Concordo com vc no fato dele não ser nada nada atraente ;D
    Mas é, podemos ver nossos amigos com muito mais facilidade!

    Nem myspace supera, apesar dos temas incríveis !

    Bjos ;*

  14. O orkut só irá vingar no globo no dia em que o google talk vingar de vez.
    E no icone do perfil na lista de amigos constar “profile” com o icone do orkut.
    Só assim a numero de orkuteanos podem começar a crescer…

    Mas com esse google talk falido vai ser foda
    Eles não trabalham no desenvolvimento deste ?! Ta parado a quase 3 anos

  15. O Google Talk parado a quase 3 anos? mas eles adicionaram a funcionalidade de conversa em vídeo, de ver vídeos do youtube direto nele, outros emoticons, acho q não está parado n
  16. Li num artigo um tempo atrás que o sucesso do orkut no Brasil é ligado ao conceito de comunidade, os brasileiros tem um senso comunitário maior de se unir em grupos em comum.

    O boca-a-boca foi muito importante também em 2004 o orkut surgiu como uma modinha de jovens descolados e foi se espalhando pelo fator cool atraindo ainda mais gente, tipo um meme.

  17. @cicero
    Não está parado mas ta muito lento o projeto.
    Estão muito morosos para fazer uma atualização de verdade…
    o labs do google talk está abandonado.
    pararam na
    1.2.131.11
    E já tem um ano.
  18. Discordo. Acho o Facebook além da gente ver quem tá online e poder puxar um papo ao vivo de uma forma mais inteligente e mais organizada que o orkut o feed de notícias é um excelente meio para verificar o que ta acontecendo com nossos contatos e amigos dos nossos contatos, porque cada “scrap” que vc deixa no mural das pessoas, vai direto para o feed e todo mundo acompanha exatamente o que vc esta fazendo ou seja não precisa bisbilhotar, essa função já vem redondinha em “rss” para você! Fora a interatividade da função “curtir isso”, pools divertidos, pesquisas em que todos podem fazer e acompanhar os resultados dos amigos. Sem dúvida se o usuário tiver um pouco de tempo para lidar e aprender a usar o Facebook vai se tornar a rede social padrão do seu dia-a-dia.
  19. Pingback: O melhor da semana em 10 links (09 de maio) | Alejandro Suárez blog profissional

Os comentários estão fechados.